Fatos

I Got a Job

20 julho, 2015 • By

Sim! Eu consegui um trabalho como desenvolvedor em uma start-up que está criando um produto que promete revolucionar o modo como as pessoas leem e-mails.

Mas tive medo de não conseguir.

Quando comecei a ver as ofertas de emprego fiquei assustado pelos conhecimentos técnicos requeridos.

Eu sou um desenvolvedor que trabalhou toda sua carreira em agências de publicidade. Com certeza é um ambiente fascinante no qual foi possível eu exercer meu lado criativo junto com minha parte técnica. Mas existem seus problemas, problemas que eu senti aqui.

Não é um ambiente técnico. Não há a mentalidade e processos de uma software house que respira tecnologia. Nunca trabalhei com metodologia de testes rigorosos, nunca trabalhei com 4 programadores no mesmo projeto, enfim, é tanta coisa que não vivi em uma agência de publicidade que quando comecei a ver os anúncios de emprego por aqui me deu um certo desespero.

Mandei meu currículo para dois recrutadores. Ambos me retornaram dizendo para eu o alterar para algo mais técnico.

Um recrutador me ligou. Ele me pergunta qual seria o fator decisivo para a escolha de uma vaga. Localização? Salário? Posição?

Respondi sinceramente. Nada disto. O fator decisivo é o ambiente. Quero trabalhar em uma start-up.

Quero trabalhar em um produto que eu acredito. Quero fazer algo que faça diferença na vida das pessoas. E o melhor, em uma empresa pequena onde não exista tantas formalidades, um ambiente onde posso absorver muito mais conhecimento.

Ryan, o recrutador me deu uma ótima notícia. Existe uma vaga exatamente com este perfil, há 10 minutos de carro de onde eu moro. Na Dell.

Fantoo é uma startup que chamou atenção da fabricante de computadores americana. Tanto que a instalou dentro de suas sede na Inglaterra.

Parei de enviar CVs. Queria conhecer esta empresa e para minha felicidade a empresa também quis me conhecer. Fui chamado para a entrevista lá segunda feira passada.

Não posso falar o que a empresa desenvolve com detalhes, porém posso dizer é algo em que eu acredito.

Fui sincero. Mostrei o código fonte dos meus últimos trabalhos e também avisei dos pontos fortes e fracos de ter trabalho somente em agências de publicidade. Agência patinam em processos? Sim. Agências não costumam usar as melhores práticas de desenvolvimento? Sim. Mas quem trabalha em agência sabe se virar no caos. Fazem as coisas acontecerem independente do que vier pela frente.

Fui pra casa. Duas horas mais tarde me ligam.

Estou contrato. Sou o novo funcionário da Fantoo.

PS: Hoje foi meu primeiro dia de trabalho. Mais isto é uma outra história.